22 novembro 2010

Um pouco mais sobre hibridação...

Hibridação - Ato de criar híbridos através do cruzamento de indivíduos com genótipos diferentes. A diferente expressão de certas características é atribuída ao acontecimento da recombinação gênica.

Hibridação introgressiva - É causada por cruzamentos interespecíficos repetidos ou mesmo contínuos, causando assim uma infiltração de genes de uma espécie para outra, em decorrência de falhas do mecanismo de isolamento reprodutivo.
Hibridação somática - Processo de hibridação através da fusão de protoplastos.
Híbrido - Produto resultante de um cruzamento entre progenitores geneticamente distintos.


Hibridação e o meio ambiente
 Devido ao aquecimento global, muitos cientistas acreditam que a hibridação será um processo evolutivo que acontecerá em larga escala. Assim, o ser humano passa a acelerar o processo de hibridação através da destruição de alguns habitats, criação de outros; extinção de espécies, poluição, destruição de cadeias alimentares, etc, forçando as espécies a se adaptarem biológica e geneticamente a essas condições, colocando em risco, a diversidade das espécies e o equilíbrio biológico.

11 comentários:

  1. Através de suas atitudes o homem pode sofrer diversas consequências, como citado a cima a aceleração do processo de hibridização, e muitas delas podem ser muito perigosas, como perda de hábtats, extinção de espécies.

    ResponderExcluir
  2. Importante notar como a atividade antrópica afeta de modo negativo em escala global, uma vez que, ao passo da ampliação do processo de hibridação se manifesta, graças a falta de consciencia humana, que contribuiu a cada dia a espécies forçarem a se adaptar a ambientes adversos, e com condições distintas com as quais a tinham, afetando o equilibrio entre espécies.

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito legal essa materia, e é interssante o assunto, pois o homem está sendo vitima de suas proprias ações, e consequentemente afeta todos colocando em risco a biodiversidade.

    ResponderExcluir
  4. É interessante ressaltar como os estudos podem ser empregados de diferentes formas, e como tudo que há no mundo, toda ação gera uma reação, que pode ou não ser positiva... e no que diz respeito a aceleração do processo de hibridização, pode ocasionar a perda de espécies e o desequilíbrio das mesmas.

    ResponderExcluir
  5. Na maioria das vezes, quando o homem toma uma decisão científica, ele esquece que a biodiversidade caminhou muito bem por milhões de anos até seu aparecimento, e tenta mudar esse ritmo, acelerar.

    ResponderExcluir
  6. A hidridização é um processo que corre o risco de esterminar espécies ou gerar animais agressivos e indomavéis, tornando-se um risco para todo o habitate.
    O blog ficou criativo, o tema abordado foi de estrema relevância.

    ResponderExcluir
  7. Através das atitudes do ser humano destruindo habitats e poluindo o meio ambiente espécies estão sendo forçadas a se adaptarem a novas condições ambientais acelerando o processo de hibridização. O blog está muito legal e interessante também!

    ResponderExcluir
  8. Por um lado, são muitas as vantagens da hibridação, como crescimento mais rápido, maior tamanho e maior adaptação por parte da espécies (o que é muito útil na agropecuária, por exemplo). Por outro lado, as consequência desse processo podem ser drásticas: diminuição da diversidade, perda de espécies e consequente desequilíbrio ambiental. Esse é mais um exemplo de manipulação que só é bom para o homem, deixando o meio ambiente de lado.

    ResponderExcluir
  9. O assunto é novo pra mim, mas me deixa triste saber de mais uma coisa que o ser humano vem destruindo por meio do aquecimento global. Ficou lindo o blog, continuem assim!

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante o assunto abordado uma vez que animais e vegetais podem gerar seres híbridos muito interessantes que podem se adaptar a ambientes muito melhor que outros.
    A aparência do blog e muito bem escrito.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo blog, tomara que vocês mantenham-o. O assunto tratado aqui é bem interessante e polêmico. Os cientistas realizam hibridações sem ao pensar nos riscos que isso pode gerar a humanidade

    ResponderExcluir